Molho de soja artesanal como espremer

 Como espremer o shoyu caseiro II 

Antes de virar shoyu que conhecemos ela é uma mistura marrom bem pastosa que precisa ser separada para tirar apenas o molho dela, depois do sufoco da primeira tentativa, nomearei de shoyu caseiro II para facilitar o entendimento do título da postagem.

Quem chegou agora no blog e não viu, deixo aqui o link da postagem do primeiro shoyu caseiro ou molho de soja que fiz, tudo fotografado mês a mês, passo a passo para verem a evolução da fermentação. aqui nessa  - Parte I

Mostrei também aqui, como que fiz para espremer pela primeira vez essa massa fermentada, foi um sufoco! Foram 6 kg de massa (moromi) e eu sem equipamentos adequados para isso, tudo na gambiarra! 

Mas deu certo. E acabaram com o shoyu rapidão! 

Dei de presente aos meus irmãos, eles nunca provaram um sashimi tão delicioso!  :)  Animei,

Por isso aconselho: Se for fazer shoyu caseiro, faça bastante! 6 kg de massa é pouco!

Como fazer  shio koji (koji salgado)   só clicar no link que tem receita 

Imagine, receber algo que pouco se vende no Brasil, nunca experimentaram algo tão delicioso cheio de umami quanto um shoyu feito com fermentação natural, não é porque eu que fiz não, tá! ahaha

Para dizer a verdade, a gambiarra da 2ª espremedura evoluiu um pouquinho, mas prometo melhorar essa operação na 3ª espremedura que já está quase no ponto.

Como fazer missô caseiro 

Mas eu não tenho koji, como recebo com frete grátis? clique aqui e saiba mais. 

Vamos as imagens!

Foram 14 meses de fermentação de junho/2020 a agosto/2021.

.                                       O moromi em junho de 2020 e a 2ª imagem de maio de 2021. A coloração alterada deve-se ao frasco azul.                     

Como espremer o molho de soja:

Utensílios que usei:
2 formas de alumínio de tamanhos diferentes (G e M)
1 panela grande 
1 saco de algodão com costura reforçada
2 grampos tipo sargento 
Tábuas de apoio (várias)

Como espremer shoyu caseiro
Espremendo o shoyu, utilizei ferramentas que tinha em casa.


Como que fiz:
Despejei o conteúdo no saco de tecido e amarrei a borda, deixei pendurada por 24 horas apoiada na forma, e ela numa panela.
Como espremer shoyu caseiro
1ª etapa da espremedura por gotejamento

O líquido reduziu e parou de pingar, coloquei a forma menor por cima, prendi com o grampo sargento apoiado em madeiras o suficiente para não amassar as formas e fazer pressão contínua, apertando mais sempre.

Como espremer shoyu caseiro
2ª etapa da espremedura por pressão

O que eu achei dessa forma de espremer:
Foi um processo demorado, ao todo levei 2 dias para terminar, por causa do sargento, ele tem partes de plástico e fiquei com receito de aplicar mais força e acabar quebrando ele.
Mas funcionou.
Na próxima espremedura, pretendo usar barra rosqueada, acho que com ele poderei aplicar a força que eu quiser e encerrar o processo em 1 dia

E eis aqui o resultado:
Rendeu cerca de 4 litros de molho de soja, eram 6 litros de massa.
Os frascos maiores estavam na geladeira, por isso estão suadinhos.

Shoyu caseiro
Meu shoyu prontinho! Dessa vez é tudo meu!!!  :)

A metade dos shoyus que fiz eu pasteurizei.
O restante pretendo consumir assim in natura, em japonês dizemos que é "nama shoyu" ou shoyu cru sem pasteurização, embora eu não seja crudívora, o nama shoyu possui enzimas e organismos benéficos vivos, tem vidá útil de prateleira menor, precisa consumir primeiro.
Ah! Eu também não fiz a segunda filtragem no molho, podem notar um resíduo no fundo das garrafas, é opcional, será de consumo doméstico não vi necessidade.
Se for fazer a segunda filtragem, precisará esperar decantar e depois retirar o líquido por bombeamento. 
Muito trabalho, imagine se eu iria jogar fora a parte sólida! Então não faço.
Aliás, o que sobra no saco de filtragem também não foi para o lixo não! Guardei em potes e pretendo usar em marinados de legumes e carnes, ficam deliciosos, vou usar uma parte para produzir novos shoyus também. Nada se perde.

O que é pasteurizar:  
Pasteurização é o processo utilizado em alimentos para destruir microrganismos patogênicos ali existentes. Foi criado em 1862, tendo esse nome em homenagem ao químico francês que o criou, Louis Pasteur. Wikipédia
Se perguntarem qual a durabilidade desse molho de soja caseiro, não sei dizer, o que eu fiz, acabou em menos de 6 meses, mas percebi um "colarinho" branco no gargalo das garrafas, são os mofinhos do shoyu, pode consumir sem medo.
Lembro-me na minha infância, ainda se comprava shoyu com fermentação natural e meu falecido pai dizia:
    -Escolha shoyu que tenha colarinho branco no gargalo, sinal de um bom shoyu! 
Nessa época já começava a produção de molho com novas técnicas de produção de alto rendimento com uso de químicas para agilizar o processo, aí, adeus colarinho. 

Se precisar de semente de koji eu tenho para enviar,  escrevam-me para maiores detalhes
E-mail: yukisw36@gmail.com 
Contato só por e-mail, nunca por WhatsApp 
   

Um grande abraço, cuidem-se bem!