Missô caseiro pronto

Meu missô caseiro prontinho para consumo 

Nas 3 últimas postagens falei sobre como fazer o missô caseiro, ensinei como multiplicar o koji que é o agente fermentador do missô, e como ganhar doação do koji. 
Mostrei como fiz o meu missô caseiro, lembrando que, há diversas maneiras de fazer o missô, cada família trouxe ao Brasil sua receita familiar, sem que haja o certo ou errado na maneira de conduzir a produção do missô. 
O que ensinei no blog é apenas uma das centenas maneiras de fazer o missô caseiro, mais sal menos sal, mais soja menos soja, grão de bico, cevada, mais koji menos koji... e assim vai. 
Aqui, os links do passo a passo da receita de missô caseiro:  
clique e leia aqui parte 1 e parte 2
Missô artesanal em diferentes tempos de fermentação
Missô caseiro em tempos de maturações com 3 meses de diferença


Como fazer missô caseiro? 
Sem esquecer do tempo de fermentação, cada um encontra o seu ponto ideal, eu aprendi que devemos aguardar pelo menos tres meses para maturar o missô, comercialmente há  preocupação no prazo de validade pois há regras sanitárias que as industrias e o comércio devem respeitar, em se tratando de missô caseiro não é bem assim, na casa da minha mãe tem missô de tres anos e sem conservante!!  Pensa numa relíquia! Isso não tem preço! 
Algumas pessoas preferem conservar sob refrigeração, eu por enquanto, não o fiz, pois o meu missô ainda é muito jovem e precisa fermentar mais. 
Talvez quando chegar aos 6 meses eu o refrigere, mas não vejo necessidade, o missô existe há milhares de anos e não havia geladeira na época...
Se refrigerar, ele vai atrasar a fermentação, e o objetivo aqui é consumir alimento fermentado.

Meu primeiro missô caseiro


Veja aqui algumas imagens do primeiro missô que eu fiz há alguns meses quando recebi minha primeira semente de koji.  

Antes e depois:
Feito em novembro de 2018 à direta o missô caseiro 3 meses depois, ficou mais escuro.
Abaixo, minha produção caseira:
Fiz em diferentes períodos, o mais antigo é de outubro/2018.
Esse, já estou consumindo, os demais estão em fase de fermentação ainda e preciso maturar pelo menos uns 3 meses.
Observe a diferença na coloração massa!!!
Tudo natural sem caramelo para iludir o consumidor.
Missô caseiro pronto
Missô caseiro antes e depois da maturação, pronto para consumo

Como multiplico a semente de koji que recebi, aqui.


Missô caseiro pronto
Missô caseiro pronto 

Veja esses pequenos pontos brancos que surgem no decorrer da fermentação e maturação do missô, é a tirosina um aminoácido que pode ser ingerido.  Sem estresse!
Em outra postagem mostrarei imagens de possíveis situações que podem ocorrer com o missô no decorrer da maturação e também as causas e soluções. 

Com cuidados normais de higiene na manipulação dos alimentos, o missô irá trazer muitas alegrias á familia.  
Observe que a forma de moer a pasta de soja + koji também altera a aparência do missô, nessa mistura, eu não esmaguei muito os grãos do koji ao adicionar na soja moída, dá para ver os grãos do arroz, eu não gosto de missô 'caroçudo'; nos próximos, triturarei bem o koji junto com a soja, ficará mais homogênea.  

Mas digo, tudo é questão de gosto, cada um encontra o seu jeitinho preferido, não é receita padrão. 
Há quem goste de missô bem clarinho tb, nesse caso segundo soube, a proporção de koji é maior na mistura, o quanto não sei dizer, talvez 1X1, precisa testar.

Desejo que o missô traga muita saúde a tds e se precisar de doação do koji é só me escrever, eis o meu email: yukisw36@gmail.com informe seu cep para cálculo do frete 
-faço doação colaborativa, só peço que multipliquem o koji e passem para seus amigos e familiares para que não se perca a tradição e o know how de fazer missô em casa.

Abraços carinhosos!

Yuki