Kefir de água porque não cresce?

Meu kefir de água não cresce

Dúvidas sobre o cultivo de Kefir

Mesmo quem cultiva os grãos de Kefir a muitos anos, ainda passa por problemas novos.
Não é exclusividade de quem começa agora, nao.
Cultivo os grãos a 6 anos e de vez em quando, aparecem encrencas novas.
Tibico com suco de uva
Kefir de água com suco deuva


Atualmente, os meus grãos de Kefir de água estão com problemas,
tive que parar de doar porque pararam de se desenvolver.

Aí, fiz tudo aquilo que falo aos amigos que cultivam:

Não lave os graos!
Não coloque em água encanada!!
Use água mineral!!
Troque de novo de marca de água mineral!!!!
Não guarde na geladeira se quer que cresçam!
Troque de fabricante de açúcar mascavo, não faça economia!
Troque o açúcar mascavo por rapadura!!
Não esprema os grãos na peneira!
Use açucar cristal!!
Troque de recipiente!! (até isso eu fiz, era de plastico, troquei por vidro)
Não os deixem no escuro!
Não os deixem em lugar claro!
Coe a cada 2 dias!!!
Coe a cada 3 dias!!!
Coloque ele de molho em vinagre por 3 dias!
Coloque em água de poço!
Compre açúcar mascavo novo!  11 abril 2013
Coloque fruta madura pra ele!
Coloque suco de uva integral !
Coloque açucar demerara!  junho 2013
Coloque caldo de cana fresca!
Coloque 1 pitadinha de bicarbonato de sódio!
Coloque tambem 1 pedaço de casca de ovo!
Use a proporção 1 X 1 de açúcar e grão!
Coloque grão de kefir de leite junto!

Isso foi em outubro de 2012...

E?   NADA!
Em 26 de março ganhei doação de kefir de água do Daniel Carvalho -Guarabira PB
Estava achando que o problema eram os grãos,  mas não!
ambos ficaram paradinhos no fundo do pote, agora estou com 2 lotes de grãos.

11 de abril de 2013
Comprei  açúcar mascavo novo, mas continuam teimosinhos, sem reação alguma,
não apresentam sinais de fermentação como as bolhas.

21 de maio de 2013
Meus dois lotes de kefir de água  estavam estagnados,  não cresciam... :(
Fui longe numa chácara buscar água de poço achando que era o cloro,
não foi!  continuou do mesmo jeito.

Desta vez, coloquei 2 ameixas secas e 2 fatias de caqui bem madurinho na água junto com o  kefir mais o açúcar mascavo, esse, eu pretendo reduzir ao máximo.

E NÃO É QUE ELES REAGIRAM????  \o/    \o/  
Horas depois, eu vi eles dando pulinhos (sobem á superfície e descem....)
a borda do potinho está cheio de bolinhas resultante do estouro das bolhas que sobem!!!
 \o/   \o/   \o/   \o/   \o/   \o/   \o/  

Kefir Alimento Probiótico
Kefir de água com ameixa e pedaços de caqui


Coloquei meio copo de suco de uva integral de garrafa e água filtrada de torneira.
Não coloquei açúcar mascavo, 1 hora depois estavam assim. cheio de bolhas subindo dos grãos,
meu kefir passou fome esse tempo todo.
Devem ter produto químicos no açúcar mascavo que temos no mercado, como os corantes para ficar marronzinhos, meu pote ficou com o fundo tingido, por isso o kefir não reage. Substitua o açúcar mascavo por frutas ou até mesmo por caldo de cana do seu bairro, compre e congele
em cubinhos para usar aos poucos,  nem as rapaduras estão livres de substâncias químicas, essa que é a verdade, não deu certo tambem!!!

Fato muito similar aos leites adulterados.
O meu kefir de leite também não fermentou como de costume, e se insistisse em usar essas marcas, ia morrer, hoje eu uso leite de saquinho com prazo de validade mais curto que teoricamente teria menos conservantes.

Atualização em  julho de 2013:

Mesmo com a troca da fonte alimentar, de açucar mascavo, para demerara depois para frutas e sucos, percebi que meus grãos de kefir de água, ainda continuavam cobertos com uma camada opaca ao redor deles, eles estavam sem brilho nenhum, diferentemente do que eu conhecia.

Pesquisei muito a respeito, achava que era alguma contaminação e deixei-os de molho em água avinagrada  por vários dias, sem sucesso.
Testei uma nova orientação que consiste em corrigir o PH da água, usei a seguinte proporção:

-2 litros de água filtrada
-1/4 de colher de CAFÉ de bicarbonato de sódio
-2 cm de casca de ovo (cálcio)

Misturei e juntei o açucar e coloquei os grãos de kefir nessa água...
Percebi um certo brilho nos grãos.
Vamos aguardar!

Agosto de 2013:

Desisti do bicarbonato, os grãos que eram roxo por causa do suco de uva, ficaram quase preto...
Voltei para o açucar demerara (União),  agora na proporção 1 X 1, ou seja,
 1 colher de grão = 1 colher de açúcar.

Li num grupo de partilha de kefir português, uma dica para salvar os grãos de kefir de água
quase morto, que era colocar alguns grãos de KEFIR DE LEITE junto, estou fazendo isso, coloco e troco os grãos a cada 12 horas, para não maltratar muito os de leite pois eles ficam em jejum fora do leite,  nesse período.
Nesse momento eles estão assim:
-água de poço
-açucar demerara 1 x 1
-1 ameixa seca
-3 grãos médios de kefir de leite (revesadas a cada 12 horas)

A água fica toda "sujinha" de grumos de leite,  e amarronzadas pela ameixa, mas em 4 horas, depois da primeira troca de grãos de kefir de leite,  noto bolhas na superfície e muita movimentação na água....  sera que deu certo???  mês que vem,  essa luta vai fazer aniversário !!

Atualização setembro 2013.

1 ano tentando fazer meus grãos de kefir de água crescer, tem hora que temos que desistir.
Depois de todas essas tentativas acima descritas,  desisti! joguei fora! Eu já nem tinha 
grãos de reserva para reiniciar nova cultura, pois sucumbi a pedidos desesperados e doei os que eu tinha  de reserva.
Ganhei culturas novas de Kefir de água, e eles já quadriplicaram em menos de 1 semana.
Voltarei a doar kefir de água dentro de mais alguns dias.

O que aconteceu com os meus tibicos?
Chuto uma hipótese: Contaminação por algum fungo, qual e como não sei dizer,
poderia ser o açúcar, pois eles ficam guardados por muito tempo;  comprei
lote novo de açúcar e deixo eles na geladeira agora e descartei o vidro onde usei
os tibicos anteriores.

É assim! nem sempre temos as respostas prontas a todas as perguntas.