2

Pesquise e encontre AQUI, são mais de 170 postagens.

Meu kefir de água morreu?

Meu Kefir de água está boiando, ele morreu?


Uma das dúvidas muito comuns entre os cultivadores
de Kefir de água mais novos, é quanto a possível morte dos grãos.

Kefir Alimento Probiótico

Nesse exemplo aqui,
tem grãos no fundo do vidro e alguns grãos que estão boiando
na superfície.
Ou, então, a superfície da mistura da água com açúcar mascavo
apresentam bolhas, muitas bolhas...

VEM A DÚVIDA:
O KEFIR QUE ESTÁ BOIANDO, MORREU??





Resposta:

NÃO!! Eles nao morreram!
Eles estão ótimos!!! super saudáveis e fermentando a todo vapor!!!
Qdo há uma fermentação os grãos se enchem de ar
tal qual uma massa de pão em fermentação, logo, eles ficam mais leves e sobem para superfície.
Qdo essa bolhinha de ar do grão se rompe, formam bolhas na água
 e eles descem novamente no fundo
do vidro...
Se isso não acontece com os seus grãos, nao se preocupe, não significa que e eles 
não estão fermentando, atualmente, os meus tb estão quietinhos no fundo
do vidro, tive que recorrer a imagens da internet pra poder mostrar um grão boiando.

*10 dias depois q eu escrevi esse post acima, tive que trocar de marca de açúcar,
os meus grãos estava quietinhos demais!
Meu açúcar mascavo estava velho, cometi o erro de despejar todo o conteúdo
num vidro e fiquei sem saber o prazo de validade dele...*

Caso seus grãos estiverem muito quietinhos no fundo do vidro
e voce perceber uma poeirinha (grãos mortos) flutuando junto qdo vc vai coar os grãos 
e que não seja açucar mal dissolvido, 
troque de fabricante de açúcar mascavo ou compre
um lote mais novo imediatamente!
Por isso, não recomendo comprar pacote grande de açucar, compre os pequenos
e assim, poderá renovar o lote mais rápido... nem faça o que eu fiz, nao despeje o conteúdo todo
num vidro sem marcar o prazo de validade...

Troquei de marca do fabricante do açúcar mascavo e em 2 dias, ele já deu sinais de 
atividade, formou bolhas na superfície e alguns grãos ja estão na superfície de novo.!
:)
Mas é muito interessante essa atividade, eles ficam o dia todo
num sobe-e-desce constante... :)


Curta nossa página no Facebook
ou no G+


Comente com o Facebook: